Pesquisar este blog

domingo, 19 de agosto de 2012

Cérebro vale mais do que músculos no caratê


Cérebro vale mais do que músculos no caratê
Cientistas estudaram movimentos e atividade cerebral de praticantes da arte marcial e descobriram que quebrar tijolos tem mais a ver com coordenação motora do que força
Getty Images
Praticante de caratê quebra pilha de tijolos com a mão: o segredo está no cérebro


O poder cerebral, e não a força bruta, pode explicar que os especialistas em caratê consigam quebrar tijolos com um simples golpe com a mão, afirmaram cientistas, segundo os quais anos de treinamento em artes marciais alteram o cérebro.
Cientistas compararam na Grã-Bretanha os golpes curtos de uma dezena de especialistas em caratê com os de 12 principiantes em bom estado físico, e descobriram que o segredo dos donos de faixa preta não está no poder muscular, mas na capacidade de coordenar a velocidade máxima do ombro e do punho. Isso permite maior aceleração e maior impacto, afirmaram os cientistas no último número do periódico científico Cerebral Cortex.

Em seguida, os cientistas escanearam os cérebros dos dois grupos e descobriram que aqueles que davam golpes mais fortes apresentavam mudanças na estrutura da substância branca, que transmite sinais entre as regiões cerebrais de processamento. Quanto mais prolongado for o treinamento, maiores são as mudanças.
"Os faixas pretas de caratê conseguiram coordenar rapidamente seus golpes com um nível de coordenação que os principiantes são incapazes de produzir", afirmou em um comunicado um dos autores do estudo, Ed Roberts, do Departamento de Medicina do Imperial College de Londres.
"Nós pensamos que a capacidade pode estar relacionada com a sintonia das conexões neurais no cerebelo (parte do cérebro que controla a coordenação motora), permitindo sincronizar seu braço e os movimentos do tórax em forma muito precisa", afirmou.Os cientistas acreditam que, através do processo de adquirir uma habilidade, os padrões de conduta da atividade cerebral se adaptam quando melhora o desempenho.Agora também acreditam ter encontrado mudanças na estrutura cerebral.
"Isto tem implicações em nossa compreensão sobre o papel da conectividade da substância branca na coordenação motora", destacou o estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página