Pesquisar este blog

sábado, 29 de março de 2014

OPINIÃO DE UM ASP SOBRE DESFILIAÇÃO DOS SINDICATOS!

OPINIÃO DE UM ASP SOBRE DESFILIAÇÃO DOS SINDICATOS!



Tenho visto nesta página postagem de pensamentos diversos, E ACREDITANDO QUE O ESPAÇO É DEMOCRÁTICO, também resolvi postar o que eu penso do movimento de greve que se sucedeu, PEDINDO AOS QUE DISCORDAM, QUE SEJAM RESPEITOSOS E QUE NÃO AJAM COM A MESMA TIRANIA E IGNORÂNCIA DEMONSTRADA PELO NOSSO DESGOVERNADOR, POIS AINDA ACHO QUE A LIBERDADE DE EXPRESSÃO TEM DE PREVALECER E NÃO ABRO MÃO DESTE DIREITO.


Feito tais considerações, verifiquei que diversos colegas levantam bandeiras para desfiliação sindical em massa. Penso que o momento não seja de desfiliar, mas sim de participação efetiva na entidade sindical que você pertence dando idéias, propostas e também verificando de perto a atividade de quem o representa no sindicato. Acho a idéia de desfiliação algo favorável ao governo...a desunião enfraquece a luta!!!. Muito embora o movimento grevista tenha sido bem sucedido pela adesão em massa dos funcionários, acredito que se não houvesse a inicial organização sindical informando a data do início e realizando assembléias; por si só ninguém puxaria a fila da greve cruzando braços, organizando faixas e enfrentando a Direção. Imaginem se um único grupo de funcionários resolvesse por conta própria, iniciar a greve em sua unidade de trabalho, esperando que as outras Unidades aderissem???? Certamente esse grupo seria sufocado pela direção, que abriria uma apuração preliminar e com o aval do Coordenador seriam preventivamente suspensos e impedidos de adentrar a Unidade Prisional para começar a greve. Quem está lendo isso diria: “AHHH MAS SE ACONTECER ISSO, ENTRARIA COM MANDADO DE SEGURANÇA, PORQUE GREVE É UM DIREITO !!!” Até o mandado de segurança ser julgado, o movimento desse grupo de funcionários se dissolveria perderia a força e intimidaria os funcionários de outras Unidades Prisionais a iniciar a greve em suas respectivas Unidades prisionais, porque ninguém vai querer ser suspenso preventivamente e perder salário...Suspender um grupo de 8 ou 10 ASPs é fácil, agora suspender milhares.... Neste contexto vejo que a UNIÃO e presença do sindicato são importantes, pois quando há uma comunhão de idéias, de pensamentos manifestadas nas audiências, o descontentamento generalizado e ações arquitetadas e conjuntas, chamam a atenção de autoridades, opinião pública e imprensa.

Muita gente criticou os presidentes sindicais, dizendo que a greve foi “vendida” e que houve desorganização principalmente nos momentos finais, dizendo que o sindicato iniciou a greve e não teve peito pra levar até o fim!!! A propósito como seria o fim??? Alguns defendiam a idéia de cortar banho de sol e visitação familiar e ver as Unidades Prisionais indo ao chão com rebeliões em massa!!! Alguns achavam o máximo a idéia de ver penitenciárias completamente destruídas!!! Se com as paredes íntegras os sistema penitenciário é um caos por causa da superlotação...agora imaginem com portas e paredes das celas destruídas. Não haveria Unidades prisionais inteiras para recambiar presos de Unidades rebeladas. Quem tem mais de dez anos de sistema sabe o quanto é difícil trabalhar numa Unidade que passou por uma rebelião. Sem contar que alguns funcionários poderiam ser feitos reféns e desunir ainda mais a categoria. Pois imagino que quem trabalha no fundo da cadeia, não teria idéias tão reacionárias de cortar visitação e pátio de sol para população carcerária, pois eles sabem mais do que ninguém que a guerra é contra o governo e não contra a população carcerária. Aliás, rebeliões em dezenas de Unidades Prisionais seria tudo que o Desgoverno queria, pois em situações emergênciais a licitação não é exigida e a reconstrução das Unidades prisionais engrossaria muito o caixa da campanha para re-eleição.

Quanto a possível desorganização que algumas pessoas mencionaram, acredito ser plenamente escusável, até porque nunca houve uma mobilização dessa natureza na nossa categoria. Como a adesão surpreendeu até os sindicalistas é natural que não prevessem ou imaginassem até que ponto chegaria tal situação. Não sou sindicalistas sou um reles ASP...mas ao contrário de elaborar críticas aos sindicalistas eu elogio o esforço. O Daniel Grandolfo por exemplo, vive em prol do sindicato passa as vezes 12 horas diárias naquele local, visita Unidades Prisionais, conhece os problemas de cada uma de perto. Certamente que a família dele fica de lado pela sua dedicação em prol da categoria. Acredito que poucos fariam isso na intensidade que ele faz. Se houve erros, também houve acertos e acredito que a União que se promoveu fortaleceu a categoria perante o Desgoverno. Chego a acreditar que quem promove desfiliação e comentários contra sindicatos são pessoas infiltradas do governo para desestabilizar a União alcançada com o movimento.

Aos que estão lendo isso e me xingando até a última geração futura. VOLTO A DIZER QUE ACREDITO NA DEMOCRACIA DESSE ESPAÇO E NA LIBERDADE DE EXPRESSÃO!!!

Toda situação tem dois lados e como bom otimista, quero que seja evidenciado o lado positivo da luta!!! Os pessimistas dizem que não houve vitória e que o Governo não deu nada. De fato tivemos menos do que merecíamos, mas a maior vitória foi a União que se promoveu entre a categoria, O LADO BOM É QUE NAS FUTURAS REIVINDICAÇÕES ESSA UNIÃO TEM QUE PREVALECER E INTIMIDAR O GOVERNO COMO INTIMIDAMOS NO INÍCIO. CERTAMENTE POSSÍVEIS FALHAS QUE OCORRERAM NESTE MOVIMENTO, SERÃO SANADAS NAS FUTURAS REIVINDICAÇÕES, POIS TANTO OS ASPS COMO OS SINDICALISTAS NÃO TINHAM PASSADO POR EXPERIÊNCIA SIMILAR A ESTA. A UNIÃO FOI UMA CONQUISTA MORAL! QUANTO À CONQUISTA MATERIAL, ERA EVIDENTE QUE TODA PAUTA DE REIVINDICAÇÃO NÃO FOSSE ATENDIDA, INGENUIDADE ACHAR QUE ESSA BATALHA GANHARIA A GUERRA. SEMPRE VAI HAVER MUITO QUE REIVINDICAR, NOVOS PROBLEMAS VÃO SURGIR NO DIA À DIA E A ÚNICA FORMA DE REIVINDICAR É SE UNIR.

APESAR DE SER FILIADO AO SINDASP NÃO ESTOU LEVANTANDO BANDEIRA DESTE SINDICATO, ESTOU APENAS DIZENDO QUE CONTINUEM FILIADOS A ALGUM ÓRGÃO DE REPRESENTAÇÃO DE CATEGORIA, POIS SE DESFILIAR NÃO FORTALECERÁ O MOVIMENTO. É NECESSÁRIO TER UM PORTA VOZ, TER ALGUÉM QUE LEVE NOSSOS ANSEIOS A QUEM GOVERNA. PORTANTO VISITAR, SOBRETUDO ACOMPANHAR E FISCALIZAR O SINDICATO DO QUAL FAZ PARTE É UM DEVER DO ASSOCIADO... SE DESFILIAR E CRITICAR É MAIS FÁCIL DO QUE PARTICIPAR E É UM PENSAMENTO DERROTISTA.

AGORA NESSE MOMENTO PÓS GREVE A UNIÃO TEM DE PREVALECER MAIS DO QUE NUNCA!!! PARA QUE SEJA EVITADO QUALQUER FORMA DE ASSÉDIO MORAL CONTRA OS SERVIDORES, A ASSISTÊNCIA JURÍDICA DO SINDICATO É MAIS DO QUE NECESSÁRIA. SEPAROU-SE O JOIO DO TRIGO, AS MÁSCARAS CAÍRAM E AS POSTURAS SE ESTABELECERAM, AGORA SE SABE QUEM É QUEM DENTRO DA UNIDADE PRISIONAL. SE UNIR TAMBÉM CONTRA QUALQUER FORMA DE PERSEGUIÇÃO CONTRA ESSE OU AQUELE INDIVÍDUO POR TER SIDO ATUANTE NA GREVE OU POR TRAZER ESCLARECIMENTO À CATEGORIA, SERÁ IMPRESCINDÍVEL.

NÃO SE DESFILIEM, SEJAM MAIS ATUANTES EM SEUS SINDICATOS !!!

TEXTO DE JEAN PRUDENTE
PENITENCIÁRIA DE PRESIDENTE PRUDENTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página