Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Para sindicato, explosão na cadeia de Valparaíso foi atentado contra agente

Para sindicato, explosão na cadeia de Valparaíso foi atentado contra agente

Agente ficou gravemente ferido após explosão de bomba no pátio.
Artefato estava escondido dentro da trave de gol que agente serrava.

Do G1 Rio Preto e Araçatuba
Para o Sindicato dos Agentes Penitenciários, a explosão de uma bomba que deixou um agente gravemente ferido nesta terça-feira (9) em Valparaíso (SP) pode ser considerado como um atentado. “Os servidores relataram que no local da explosão encontraram pedaços de prego. Então foi algo armado para que se o servidor encontrasse a bomba, era para acontecer isso que aconteceu”, afirma Fábio César Ferreira, diretor do sindicato.

O agente de segurança, de 48 anos, ficou gravemente ferido na explosão. Ele passou por cirurgia e continua internado em estado grave na Santa Casa de Araçatuba (SP). Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária, a explosão aconteceu durante uma vistoria no pátio da prisão. O funcionário vistoriava o local para verificar uma denúncia de que os presos estavam escondendo droga.
O agente tentava serrar uma trave de futebol, onde havia suspeita de droga escondida dentro do cano, quando o objeto explodiu. “O que a direção da cadeia nos passou é que houve uma denúncia que no local estava escondido drogas e os servidores começaram a revistar. Então o agente revistou a trave do gol, e achou pólvora em uma delas, quando foi serrar a outra trave, aconteceu a explosão”, diz Fábio.
Em abril deste ano a defensoria pública moveu uma ação para interditar parte da penitenciária de Valparaíso por causa da superlotação, mas o pedido foi negado pela Justiça. A penitenciária é de regime fechado, para presos já condenados, tem a capacidade para 792 detentos, mas está superlotada e hoje abriga 1.332 homens, quase o dobro.
Para os representantes dos agentes, a suspensão da revista íntima, determina por lei recentemente, pode ter facilitado a entrada do explosivo na unidade. Ainda de acordo com representantes do sindicato a penitenciária, transferências e até o banho de sol estão suspensos A Secretaria de Administração Penitenciária informou que a área onde aconteceu o acidente foi isolada. A procura por novos explosivos na penitenciária não vai ser feita pelo Gate. A informação foi confirmada pelo comando da Polícia Militar.
Explosão aconteceu na penitenciária de Valparaíso (Foto: Reprodução/ TV TEM)Explosão aconteceu na penitenciária de Valparaíso (Foto: Reprodução/ TV TEM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página